A cozinha e o banheiro são dois cômodos chave em uma casa. Dessa forma, todos os seus elementos (cores escolhidas para a decoração, louças, chuveiros, metais…) têm influência na forma como estes são aproveitados. E uma das questões mais importantes, embora pouco discutida, é a altura das pias.

Se você já sentiu dores nas costas após lavar a louça ou realizar sua higiene pessoal diária, é provável que a altura da bancada em seu apartamento não seja a ideal para você. Na maior parte dos casos, esse valor é padronizado e não corresponde àquele que seria recomendado para cada casa.

A altura da pia na cozinha.

Como o banheiro e a cozinha são espaços frequentados por todos os moradores, há uma forma bem interessante de chegar a uma altura que seja benéfica a todos:

O primeiro passo é mensurar a altura desde o chão até quatro dedos abaixo do umbigo de todos os que vivem na casa. Então, faça uma média dos valores encontrados e aplique o resultado na altura de cada bancada. Caso a discrepância seja muito grande, dê prioridade à altura calculada a partir da pessoa mais alta – enquanto é possível usar calços ou banquinhos para alcançar melhor a pia, quem tem maior estatura não dispõe de qualquer opção do tipo. Outra ideia interessante é utilizar o valor considerando a pessoa que, de fato, usa os cômodos com mais frequência, principalmente no caso da cozinha.

O fato é que esse ponto não deve ser ignorado. Quando se tem uma pia desproporcional aos moradores, além da dor nas costas, o esforço contínuo pode trazer problemas de coluna a quem realiza determinadas tarefas – como lavar a louça, por exemplo – regularmente. Mais que uma questão estética, é uma questão de saúde e bem estar.

Criança com altura na pia do banheiro.

Agora que você já sabe da importância da altura das pias do seu banheiro e cozinha, que tal já planejar quais torneiras e cubas você usará? Em nosso site, você encontra as mais variadas opções para ambos os cômodos, com os melhores preços.

Até o próximo post!