É muito importante lavar os seus alimentos antes de cozinhá-los. Essa atitude, que parece básica, é essencial para evitar o consumo de micróbios que podem trazer sérios prejuízos à saúde.

Para garantir que você e sua família não consumirão frutas, verduras ou legumes contaminados, oferecemos algumas dicas de como higienizar corretamente esses alimentos!

1. O cuidado deve começar já na feira ou mercado, no momento de adquirir os produtos. Evite comprar legumes e frutas que estejam com mau cheiro ou muito amassados. Cheque, também, se não há pedaços estragados.

2. Ao chegar em casa, não esqueça de lavar muito bem as mãos antes de manusear os alimentos! Esse é um dos passos mais importantes. Entramos em contato com muitos microrganismos na rua e, definitivamente, não gostaríamos de transferi-los para a nossa comida, não é?

Lavar alimentos

3. Para começar a eliminar os micróbios das frutas, legumes ou verduras, limpe-os com bastante atenção usando água corrente – filtrada, de preferência. Não utilize detergentes nesse processo, visto que eles podem deixar resíduos de substâncias químicas indesejáveis.

4. É possível, também, fazer algumas soluções específicas para lavar os alimentos mais profundamente. Uma das mais conhecidas – e recomendadas – é a de hipoclorito de sódio. Para fazê-la, misture duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio 1% a cada litro de água. Então, deixe o alimento de molho por dez minutos e depois enxágue.

5. Depois de tanto cuidado com a higienização da comida, é muito importante lembrar de secá-la. Para isso, você pode escolher utensílios específicos, mas também tem a opção de deixá-la secar naturalmente.

LEIA MAIS: Banho quente x banho frio: qual a diferença?
4 dicas para organizar a sua cozinha
Como são os hábitos de banho ao redor do mundo?

Vale lembrar que mesmo os alimentos que vêm embalados a vácuo devem ser higienizados, já que não podemos ter certeza de sua procedência. Usar água filtrada é um detalhe essencial para tornar o processo mais seguro e efetivo. Em nosso site, temos diversas opções de torneiras com filtros, como este modelo da linha Couple, da Deca. Todos os filtros que comercializamos utilizam Carbon Block, que tem uma alta capacidade de filtragem.

Até o próximo post!