Comida caseira é tudo de bom e parece que aquece nosso coração. Com o feriado chegando, essa é uma boa oportunidade para se jogar na cozinha para preparar um prato que vai fazer desses dias ainda mais gostosos! Unindo o útil ao agradável, escolhemos uma receita fácil e rápida de fazer, retirada do blog Gordelícias: ninho de talharim ao forno.

Como o próprio nome sugere, trata-se do macarrão tipo talharim, caracterizado por tiras finas, enrolado e com um buraco no centro. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento e permite rechear a massa – será que dá para ficar melhor? Vamos entender melhor como fazê-la a seguir:

Ingredientes

– 1/2 pacote de massa tipo talharim em forma de “ninho” (a medida corresponde a, mais ou menos, 6 ninhos);
– 400 ml de molho de tomate pronto ou caseiro;
– 200 ml de água filtrada.

Para o recheio:
– 2 fatias de mussarela;
– 2 fatias de presunto cozido;
Cream cheese;
Mussarela extra picadinha.

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Dilua o molho de tomate com um pouco de água (com isso, ele cozinhará a massa e não ressecará).
3. Despeje a quantidade necessária da mistura para forrar o fundo de um recipiente que possa ir ao forno e adicione os ninhos sobre ele, deixando um pouco de espaço entre eles.
4. Feito isso, faça rolinhos de queijo e presunto e corte-os em 3 partes. Posicione-os no centro dos ninhos e passe um pouco de cream cheese no topo deles.
5. Coloque o resto do molho sobre a massa e, por fim, adicione a mussarela em pedaços nela.
6. “Tampe” o refratário com papel alumínio e leve-o ao forno por 30 minutos. Passado esse tempo, remova o papel e deixe-o lá por mais 5 minutos para dourar.
7. Retire do forno e saboreie-o antes de esfriar!

O recheio usado é apenas uma sugestão – você pode usar calabresa e cogumelos como shimeji e shitake, por exemplo, além de substituir o cream cheese por requeijão. Para deixá-lo mais encorpado, é possível adicionar esses “cremes” antes de colocar as outras partes no meio do ninho.  

A receita rende duas porções. Então, se você for cozinhar para mais pessoas, não esqueça de adaptar as medidas. Lembrando que os vegetarianos e veganos também conseguem se servir desse prato dependendo de ingredientes usados na massa e no seu preenchimento.

Vai experimentar? Temos certeza de que até quem não é fã de macarrão vai se deliciar! Conte para a gente o que achou depois! E fique ligado nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para saber de nossas novidades!

Leia mais: Aprenda a fazer tabule, a salada de origem libanesa!

Fotos de Capa: retiradas do blog Gordelícias